terça-feira, 4 de agosto de 2009

Politicamente (in)correcto - 12 (Campeonatos Regionais - Regras)

Agora que os Campeonatos Regionais estão a terminar, acho o momento certo para fazer uma reflexão sobre os mesmos. Refiro-me aos Campeonatos Regionais sob a égide da CNCP, uma vez que os ditos Regionais de apuramento para o Nacional e organizados em conjunto pela CNCP e FENCAÇA, têm regras um pouco diferentes resultantes da fusão dos dois regulamentos.
Este ano houveram mudanças que condicionaram à partida os campeonatos organizados pelas Federações regionais. De uma fase em que parecia não haver grande incentivo e interesse, passou-se para outra em que de novo foi relançada a sua anterior importância. O consequente apuramento para a final da Taça da Confederação, veio dinamizar os campeonatos regionais e dar-lhes um novo folgo. Urge agora (a meu ver), repensar os moldes em que se realizam e dar-lhes uma nova roupagem, onde os critérios regulamentares sejam inequívocos e transparentes.
Quem conhecer o actual regulamento, sabe que um concorrente pode fazer o campeonato da sua região (área) de residência ou de região onde seja sócio de um clube há mais de dois anos. Até aí não vejo qualquer problema; o problema surge quando ninguém fiscaliza, nem se preocupa em fazer cumprir o regulamento. Como é sabido, há concorrentes que no mesmo ano fazem mais do que um campeonato regional, optando no final por oficializar aquele onde conseguiu o apuramento. Embora possam estar habilitados a fazer um, dois ou até mais campeonatos, devem ter que optar à partida apenas por um. E sublinho à partida e não no fim...
Penso que se queremos credibilizar este desporto, devemos começar por clarificar as regras e fazê-las cumprir. A transparência é importante e legítima os vencedores.
Acho que não será difícil resolver esta situação, basta para tal que cada concorrente tenha de preencher, antes da primeira prova do campeonato, uma declaração onde define se está, ou não, a fazer o dito campeonato e, ao mesmo tempo, onde faz prova de que cumpre as premissas regulamentares para o fazer. Cada Federação deve participar à Confederação quais os caçadores que estão a fazer o seu campeonato regional, ficando esta ultima responsável pelo controlo de haver, ou não, mais do que uma inscrição para o mesmo concorrente em campeonatos diferentes.
Poderá parecer que é um preciosismo, mas a verdade é que evitará alguns "diz que disse" e outras situações menos claras, que por vezes muita gente comenta e outros tantos assobiam para o lado. Afinal, quem lucra com a transparência dos processos será, em ultima análise, este belo desporto que nos une e nos faz passar tantos momentos agradáveis na companhia dos amigos.