Teve lugar ontem, em Vila Nova de Cerveira, o II Troféu da ZCA do Monte da Pena. Inserido no Circuito de Santo Huberto Inter-Clubes de Entre Douro e Minho, esta foi, também, a sua última prova/contagem.
Presentes 24 concorrentes, sendo que destes 6 eram iniciados e que formaram uma das 3 séries. Foram juízes da prova, Agostinho Guimarães, Eduardo Gomes e António Barbosa.
A concentração e o pequeno almoço tiveram lugar no local da prova, pretendendo-se assim aligeirar os procedimentos e começar a dita mais cedo.
Os terrenos eram típicos daquela região minhota. Muito rijos para cães e caçadores, com mato arnal e terreno bastante irregular, obrigando a um grande esforço por parte dos conjuntos a concurso.
Passaram à barrage final os dois primeiros de cada série dos concorrentes, tendo a classificação final da prova ficado assim ordenada:
1º Eduardo Gomes, SI
2º David Faria, BA
3º Carlos Pires, P
4º Rui Bonito, BF
Numa atitude inovadora, foram ainda atribuídas distinções aos cães, neste caso cão continental e britânico, que disputaram a barrage. Uma nova forma diferente de abordar a temática dos cães e que, a meu ver, deveria servir de exemplo para futuras iniciativas. Afinal, é na barrage que se encontram todos em igualdade de circunstâncias, quer de terreno, quer de critérios de avaliação, uma vez que são avaliados pelos mesmos juízes.
Assim, foram nomeados:
Melhor Continental: Xistu's Diva, BFF, de Rui Bonito
Melhor Britânico: Lexus dos Potinhos, PM, de Carlos Pires
O almoço e a entrega de prémios tiveram lugar no campo de tiro do clube, onde, para além de uma vista privilegiada sobre o Rio Minho e Espanha, nos foi oferecido um javali no forno com confecção de alta qualidade.
A montra de prémios era imensa! Graças ao trabalho da direcção da ZCA do Monte da Pena, várias entidades locais apoiaram a prova, oferecendo vários prémios e de grande qualidade. Houve prémios para todos e ainda para mais alguns...
Sendo a última contagem do Circuito de Entre Douro e Minho, também foi tempo de fazer contas. Após a 6 provas e cumprindo o regulamento, os três lugares do pódio foram ocupados por:
1º Carlos Pires, 4pts
2º Eduardo Pereira, 6pts
3º Carlos Paiva, 7pts
Terminaram este troféu cerca de 16 concorrentes, que durante as provas tiveram a oportunidade de praticar esta grande modalidade, para além conviver em vários ambientes e localidades.
Também os iniciados presentes - e conforme anunciado - tiveram o seu lugar de destaque. Espero que para o ano continuem e já façam parte das séries gerais.
Momento alto e significativo, foi a oferta simbólica à ALAAR de um troféu representativo da prova, juntamente com uma palete de ração para ajudar aquela instituição, dedicada a acolher e tratar os animais de rua em Ponte de Lima.
Ontem fomos todos ALAAR!
Esperamos que esta pequena, mas sentida, contribuição, possa servir para que a sociedade compreenda que também nós - caçadores - somos pessoas com solidárias, principalmente para com os nossos melhores amigos.Ontem fomos todos ALAAR!
Para finalizar foram agraciados os diversos intervenientes que fizeram parte das várias provas do circuito:
Juízes: Presidentes da várias Associações e Clubes:
Fazemos votos que todos se tenham divertido e que para o próximo ano seja possível repetir esta iniciativa.
Passaram pelas várias provas mais de 100 concorrentes.