Decorreu ontem, na Murtosa, o Troféu Dual-Britânicos. Prova organizada para promover o convívio entre amantes das raças de cães de parar britânicos, teve na sua génese a ideia de levar a efeito uma iniciativa diferente do habitual e onde fosse possível combinar a vertente competitiva de uma jornada de Santo Huberto que fosse, também, capaz de atrair os caçadores que habitualmente não participam em provas.
A prova decorreu no CTC do Clube de Caça e Pesca da Murtosa, que para além de ceder esse espaço, ainda disponibilizou a sua sede para o almoço, uma vez que as condições climatéricas não eram as mais favoráveis.
A prova foi disputada por 9 equipas de 2 elementos. Para nivelar as prestações (e uma vez que nem todos se conheciam), estas equipas foram obtidas através de um sorteio, onde se tentou assegurar que, em cada uma, estivesse um concorrente mais experiente, com outro menos experiente, ou - então - que essa diferença fosse expressa na escolha dos cães. Assim, nas equipas onde estivessem dois elementos experientes, um deles faria a prova com um cachorro sem experiência.
Foram formadas duas séries, julgadas pelos juízes: Paulo Paixão e Fernando Fonseca, sendo a classificação final encontrada pelo somatório da classificação individual de cada membro da equipa na respectiva série.
Feitas as contas, o pódio ficou assim definido:
1ºs - Alexandre Magalhães, SI / Rui Vaz, SI
2ºs - Ricardo Max, SI / Rui Bonito, P
3ºs - Alberto Henriques, SI / Jorge Silva, SI
O almoço foi "estilo pic-nic indoor". Cada um levou a sua refeição, tendo depois sido partilhada por todos.
Ficou a promessa/vontade de para o próximo ano a iniciativa ser renovada, uma vez que a opinião unânime dos presentes é que cada vez faz mais falta este tipo de espírito associado ao Santo Huberto.