O Campeonato Nacional 2022 teve o seu epílogo nos dias 23, 24 e 25, com a realização da final em Vieira de Leiria.
Os representantes das várias regiões do país concentraram-se na sexta-feira, dia 23, na sede do Clube de Caça e Pesca de Vieira, onde o seu staff foi inexcedível para tão bem nos receber. Em nome de todos aqueles que estivemos presentes, o nosso muito obrigado.
Feito o sorteio das séries, procedeu-se à deslocação para o campos da prova. Os terrenos não eram fáceis. Bastante sujos, com muita lenha no tereno e tojo, o que complicou a vida a alguns cães que se adaptaram menos bem. Mas essa seria uma situação que aconteceria em qualquer terreno, uma vez que o nosso país é fértil em variedade de coberto e orografia. Mais complicado foi o forte vento que se fez sentir no sábado e domingo. Isso complicou a vida a cães e caçadores... São contingências que ninguém consegue prever, ou evitar.
Foram juízes da prova: Manuel Brás, Joaquim Vitorino, Agostinho Guimarães, Guido Chícharo, Jorge Travessa e António Barbosa.
Por motivos pessoais não pude estar presente nas refeições/convívios que tiveram lugar nesses dias, mas, pelo que ouvi, todos estavam muito satisfeitos pela forma como decorreram. No domingo o almoço de encerramento e divulgação de resultados tiveram lugar num restaurante da região.
Após esta final, sagrou-se campeão nacional, Correia da Silva, com PP e vice-campeão, Nuno Godinho, com BA.
Parabéns aos vencedores e desejo a ambos uma boa viagem até à Sérvia e os melhores resultados possíveis.