Inserida no programa da Alicaça 2023 - e fazendo parte do calendário do Cº Regional da FACIRC - realizou-se, ontem, uma prova de Santo Huberto que contou com a presença de 21 concorrentes, sendo que para muitos, caçadores locais, foi a sua primeira prova.
Foram juízes da prova, Fernando Fonseca, António Moreira e António Batista.
Os terrenos eram muito típicos daquela região transmontana, bastante duros, com coberto de giestal e muita pedra granítica. A temperatura, apesar de tudo, manteve-se amena, fruto do vento que se fez sentir desde manhã.
Passaram à barrage os dois primeiros classificados de cada série, tendo a classificação final ficado assim ordenada:
1º Luís Figueiredo, PP
2º Nuno Santos, PP
3º Alexandre Magalhães, SI
4º Jorge Silva, SI
Como referido anteriormente, esta era a última prova do Cº Regional da FACIRC, tendo o pódio ficado definido da seguinte maneira:
1º Carlos Pires, P
2º Alexandre Magalhães, SI
3º Rui Vaz, P
Estes serão os representantes da FACIRC na final do Campeonato Nacional da CNCP.
A divulgação dos resultados e a entrega de prémios, assim como o almoço e o pequeno-almoço, tiveram lugar numa tendo montada para o efeito, junto das instalações da feira.
Foi uma boa jornada de Santo Huberto, e que apenas foi possível pelo grande apoio da autarquia de Alijó. É sempre bom assistir a esta simbiose entre os caçadores e o poder local. Um exemplo a seguir pelas várias autarquias deste país, principalmente aquelas do interior e que têm na caça uma mais valia socio-económica e cultural.