segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Final do Campeonato Nacional 2023, Arraiolos - Resultados

 


Com organização da FENCAÇA e o imprescindível apoio da Associação de Caçadores de Vimieiro, realizou-se no passado fim-de-semana a final do Campeonato Nacional de Santo Huberto e a consequente eleição dos nossos representantes para o Campeonato do Mundo.
Presentes 28 concorrentes, em representação do norte, centro e sul do continente, mais uma delegação da RA da Madeira e dos Açores. De salientar que estes concorrentes, para atingir a final, passaram por provas de apuramento em cada uma destas zonas.



A concentração estava marcada para a Herdade da Teja, quartel general da Associação anfitriã, onde foram servidos os pequenos-almoços e os almoços dos dois primeiros dias, uma vez que o almoço de encerramento e a entrega de prémios decorreram no espaço da Feira da Caça, em Arraiolos.





O staff da associação foi inexcedível na forma como nos receberam. Tenho pena de não saber o nome de cada um deles, pois agradecer a todos na pessoa do Engº Luís, não me parece bastante. De facto estiveram todos ao mais alto nível. Em meu nome pessoal, muito obrigado!




Após a concentração e o pequeno-almoço deu-se a saída para o local da prova. O espaço era muito acolhedor, com sombra para os carros (por causa dos canitos), e uma infraestrutura de apoio que possibilitou o "reabastecimento" gastronómico durante a manhã.




As séries foram sorteadas no terreno, juntamente com a sequencia da entrada em campo. Desta forma não há suspeições, nem desconfianças e promove a transparência.
O primeiro dia - sexta-feira - tivemos tempo bastante agradável, fresco até para aquela época do ano, e com algum vento. Estas condições foram-se complicando ao longo do fim-de-semana, embora a hora a que as provas foram iniciadas permitiram algumas boas prestações.


Os terrenos não eram fáceis, muito técnicos, mas bem típicos daquela região. Houve quem se adapta-se melhor, ou pior, mas isso também faz parte das regras do jogo.  

Foram juízes da prova: Manuel Brás, Agostinho Guimarães, Jorge Travessa, Manuel Gonçalves, António Moreira e António Barbosa e, no apoio logístico, Joaquim Vitorino e Paulo Paixão.

Conforme o regulamento desta competição, a classificação final seria estipulada pelos pontos de campeonato e os desempates (em primeira análise), pelos pontos de caçador. 
Esta foi a classificação final: 


Creio que posso falar por todos quando digo que "isto correu bem". Não é fácil organizar eventos deste tipo e desta dimensão. Eu acrescentaria: e desta responsabilidade. Cada vez é mais difícil e será mais difícil. E se cada um de nós tem de fazer uma grande esforço para estar presente, também é verdade que, se não fossem os apoios e os patrocínios, ainda seria pior.










Uma última palavra para o Sérgio Fernandes e o Nuno Godinho que nos irão representar no Campeonato do Mundo, na Eslováquia: PARABÉNS! E façam o vosso melhor! 
Destaque também para o juiz Agostinho Guimarães que irá estar presente na Eslováquia, representando Portugal.